ATIVIDADES
EXTRACURRICULARES DESPORTIVAS
Como complemento à oferta curricular, o Colégio oferece atividades extracurriculares desportivas ao longo do ano letivo.
Iniciam a 1 de outubro com programa a anunciar e inscrições a abrir brevemente.
Como complemento à oferta curricular, o Colégio oferece atividades extracurriculares desportivas ao longo do ano letivo.
Iniciam a 1 de outubro com programa a anunciar e inscrições a abrir brevemente.
O voleibol é uma modalidade desportiva que explora os diversos movimentos corporais, podendo não só auxiliar no desenvolvimento motor dos seus praticantes, mas também, no desenvolvimento da auto-estima, cooperação, disciplina, organização e também um meio de socialização entre os alunos de diferentes géneros
Existe uma relação entre as habilidades físicas e cognitivas na prática do Voleibol: a coordenação motora, a lateralidade, o equilíbrio, a velocidade, o reflexo, a força explosiva, a flexibilidade, a atenção, a construção de gestos não naturais, a solução de problemas, o raciocínio, a imaginação, a criatividade, as tomadas de decisão, a construção de relações, o aprimoramento da relação espaço/tempo, a estratégia e o julgamento.
Todos esses elementos que são desenvolvidos nos treinos, absorvidos e organizados pela criança na sua construção individual dentro de um meio social.
O Judo foi criado por Jigoro Kano, uma arte marcial centenária, que através do estudo de diversas prestigiadas escolas de jujutsu (sistemas de combate feudais), criou um sistema mais eficaz e mais seguro de praticar.
Atualmente é um desporto olímpico, aproveita os movimentos do oponente para o vencer, fazendo prevalecer a técnica sobre a força, numa harmonia física e mental, proporcionando uma constante aprendizagem ao judoca.
Pelo tipo de técnicas utilizado, privilegia a utilização dos movimentos naturais do corpo, ajuda num desenvolvimento equilibrado e na postura.
A ginástica acrobática requer, por parte do ginasta, agilidade, força, coordenação , flexibilidade e equilíbrio, além das exigências técnicas de salto. As rotinas são executadas com acompanhamento musical e requerem expressão e movimentos do corpo perfeitamente sincronizados com a musica.
A Ginástica Acrobática na constituição dos seus pares e grupos tem ginastas com diferentes idades, estaturas e de ambos os sexos, aos quais damos três denominações: bases, intermédios e volantes. Os bases normalmente são os elementos mais velhos do par ou do grupo com um estatura mais alta, normalmente mais fortes para facilmente sustentarem e apoiarem o volante. O volante é o outro elemento do par ou grupo normalmente mais novo, com uma estrutura física mais baixa e mais leve para poder facilitar o trabalho em conjunto, permitindo também uma maior longevidade da participação desportiva.
Além de mais, esta disciplina cria laços de amizade muito fortes entre os parceiros, bem como o espírito de trabalho em grupo e o mais importante de tudo a confiança entre os parceiros e treinadores.
As aulas de Ginástica Desportiva são destinadas a alunos dos 4 aos 15 anos.
Esta é uma modalidade de muita complexidade, que engloba vários aparelhos que pressupõem movimentos bastante diferenciados e muito exigentes ao nível da sua execução. As aulas têm como objetivos fundamentais o desenvolvimento do corpo, o controlo dos movimentos e a aprendizagem das principais destrezas gímnicas.
O Desporto Escolar assume-se como meio educativo privilegiado para o desenvolvimento pessoal e social do aluno.
Assim, consideramos prioritária a aprendizagem do desporto – não só no desenvolvimento psicomotor, mas também a aprendizagem de valores, importante para o crescimento do aluno.
Os valores trabalhados na dinâmica de grupo, intrínseca às atividades desportivas são: o humanismo, a verdade e a honestidade, a solidariedade, o respeito e a lealdade, a disciplina e a coragem.
As modalidades praticadas no âmbito do Desporto Escolar no nosso Colégio são: a Ginástica Acrobática e o Voleibol. O quadro competitivo está dependente das normas do Ministério da Educação.